O que é o prazo de carência em um plano de saúde?

O prazo de carência em um plano de saúde é o período estabelecido pela operadora de saúde a partir da data de contratação do plano durante o qual o beneficiário não pode usufruir de determinados serviços ou coberturas previstos no contrato.

Esse período varia de acordo com cada plano de saúde e é determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Em geral, o prazo de carência é aplicado para serviços e procedimentos mais complexos e de alto custo, como cirurgias, internações, partos e tratamentos de doenças preexistentes.

O prazo de carência pode ser diferente para cada tipo de serviço e para cada operadora de saúde. Em alguns casos, é possível negociar a redução do prazo de carência, por exemplo, se o beneficiário já possuir um plano de saúde anterior ou se tiver sido demitido e precisar contratar um novo plano.

É importante estar atento aos prazos de carência estabelecidos no contrato do plano de saúde e verificar as condições e restrições de cobertura antes de contratar o serviço.